Dias frios exigem atenção redobrada às baterias das motos

0
110

Dica é fazer manutenção preventiva do sistema elétrico da moto; pequenos cuidados no dia a dia também ajudam a evitar problemas

Com a chegada dos dias mais frios, os motociclistas devem redobrar a atenção para a vida útil da bateria da moto, pois ela é mais exigida nesse clima. Geralmente são nos primeiros meses de inverno que ocorre a necessidade da troca. Mesmo quando a motocicleta não tem partida elétrica, a eletricidade é vital para o funcionamento da bomba de combustível e até a injeção eletrônica, item presente em quase todos os modelos.

Para que a moto tenha eletricidade é imprescindível que a bateria esteja em boas condições. A equipe de profissionais da Moto Willy, loja de peças e serviços de manutenção e conserto de motos que atua em Curitiba há mais de 13 anos, apontou algumas dicas para garantir longa vida à bateria da moto nos meses de temperaturas baixas.

Segundo a proprietária da loja, Josi Willy, para manter a bateria em boas condições, é preciso rodar com a sua moto pelo menos uma vez por semana. “O ideal é deixar o motor funcionando até atingir a temperatura de funcionamento, e dar pelo menos uma voltinha com a moto”, afirma.  A bateria original da moto, segundo Josi, deve durar entre três ou quatro anos, porém isso depende do uso da motocicleta. Em motos que rodam pouco, a bateria dura menos, por falta de uso. A instalação de acessórios, como alarmes, farol auxiliar ou sistema de som, também podem comprometer a durabilidade e a carga da bateria”, revela. A dica é, antes de instalar, consultar o mecânico para se certificar que a bateria da moto tem capacidade para receber acessórios.

De acordo com Josi, da Moto Willy, um erro bem comum é apenas substituir ou carregar a bateria quando ela está descarregada e não avaliar se há algum defeito na moto. “É importante descobrir o motivo que fez a bateria perder a carga, às vezes um equipamento como alarme ou mesmo um curto-circuito pode estar roubando carga”, alerta. Antes de trocar a bateria antiga por outra nova, é importante avaliar se outros componentes, como estator ou alternador, estão funcionando corretamente e enviando a carga correta para a bateria. Por que, caso não esteja, mesmo fazendo a troca da bateria por uma nova, a moto poderá apresentar problemas outra vez em breve.

Serviço:

Moto Willy – Peças e Serviços para Motos

Avenida Brasília, 6527, Novo Mundo – Curitiba

(41) 3039-3050 ou 98748-9132 (WhatsApp)

www.motowilly.com.br

Facebook e Instagram: @MotoWilly

Foto: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here